Confira a programação do festival no Cine Lume
15 - 21 de março de 2018
Oferta
Especial
Pacote exclusivo para assistir todas as dez sessões oficiais do V FESTIVAL INTERNACIONAL LUME DE CINEMA: R$ 80,00 (Limitado a 20 unidades) - Direito a entrar em todas as sessões e ainda brindes e mimos!
Dia 15/03 (Quinta-feira) ABERTURA FESTIVAL
19h - BANDEIRA DE RETALHOS + AINHOA + AMNIOGENESE
Dia 16/03 (Sexta-feira)
19h - INTIMIDADE PÚBLICA + CASTIGO
22h - CINE TRANSGRESSOR *
Dia 17/03 (Sábado)
17h30 - SALTO NO VAZIO + VAQUEIROS E ÍNDIOS
19h - ARABIA + BAUNILHA
Dia 18/03 (Domingo)
17h30 - LIMPAM COM FOGO + DIAMANTE, O BAILARINA
19h30 - OS PRINCÍPES + O QUE RESTA DE TI
Dia 19/03 (Segunda-feira)
19h - BANDEIRA DE RETALHOS + AINHOA + AMNIOGENESE
Dia 20/03 (Terça-feira)
19h - CINE TRANSGRESSOR *
Dia 21/03 (Quarta-feira)
19h - BOI DE LÁGRIMAS
Sinopses & Trailers
Obs.: Na ordem de exibição. Nem todos os filmes possuem trailers ou teasers.
Bandeira de Retalhos
Brasil.
Diretor: Sérgio Ricardo
Exibição
Especial
SINOPSE: Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, 1977. Neno, Tiana (Kizi Vaz) e Bituca, um bandido foragido, iniciaram um complexo triângulo amoroso em uma situação inusitada: enquanto desenrolam a relação, os moradores da comunidade carente acabam de ser surpreendidos pela prefeitura do Rio de Janeiro, que decidiu desapropriar arbitrariamente os barracos do local, alegando risco de deslizamento. A verdade, porém, é outra: a real intenção do governo é construir um grande hotel de luxo.
O filme foi lançado em janeiro de 2018 na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Ainhoa (curta)
Espanha.
Diretor: Iván Sáinz-Pardo
SINOPSE: Ainhoa é uma criança de 9 anos de idade que foge de casa levando apenas sua mochila escolar e um Playmobil. "Ainhoa é uma história que, ao invés de tentar colocar crianças para dormir, tenta acordar os adultos".
O filme já ganhou 47 prêmios internacionais
Amniogênese (curta)
Brasil.
Estréia
Mundial
Produção
Maranhense
Diretora: Rose Panet
SINOPSE: Do ponto de vista metafísico, a morte é um fato não comprovado. Muitas vezes não nascer é melhor que morrer.
Aminiogênese, segundo os dicionários médicos, é a formação do âmnio, a bolsa membranosa que contém o líquido amniótico onde flutua o bebê. O filme aresenta espíritos no limbo, em diálogo sobre nascer e não nascer, viver e morrer. Sem diálogos, tem trilha sonora do compositor russo Kai Engels. O curta, uma produção maranhense e primeiro trabalho de ficção da diretora, recém finalizado, está fazendo sua estréia em festivais.
Exibição
Especial
Intimidade Pública
Brasil.
Diretora: Luciana Canton
SINOPSE: Através das intrigantes histórias de quatro casais distintos, temas como homofobia, a prostituição, a transsexualidade e a loucura são tratados. Tentando descobrir o que são e também o que podem vir a ser, os personagens lutam diariamente para se afirmar tanto na esfera público quando na vida privada, enquanto lidam com diversos temas urgentes e profundos.
O longa recebeu vários prêmios e já participou de vários festivais nos EUA, Reino Unido, Canadá. Em entrevista com a diretora, o jornal da USP, Campus, destacou que "recusado no Brasil, longa é reconhecido lá fora".
Castigo (curta)
Brasil.
Diretor: Lucas Maia
SINOPSE: Rose, doméstica negra, se vê obrigada a levar o filho para o trabalho.
Castigo participou de vários festivais e mostras nacionais como Go Film Goiânia Film Festival , Mostra UFFFilme, etc.
Salto no Vazio
Brasil.
Diretores: Cavi Borges e Patricia Niedermeier
SINOPSE: Mais que uma soma de vídeos/danças, um ensaio delicado de buscas afetivas. Encontrar o outro na sua solidão verbalizada por cartas de uma guerra. Um pequeno filme onde o espaço/tempo é sim afeto. Encontros e história. (texto de Luiz Rosemberg Filho)
O longa, que tem sido muito bem recebido pela crítica, nasceu a partir de um curta dos diretores, "Beijo Azul" e teve valiosas inspirações como as vídeo-cartas realizadas entre os cineastas Jonas Mekas e Jose Luis Guerin, as fotografias da guerra da Siria do fotógrafo espanhol Manu Bravo (prêmio PULITZER, 2013) e as obras do artista plástico francês Yves Klein.
Vaqueiros e Índios (curta)
Espanha. (Título Original: Indios Y Vagueros)
Diretora: Emilia Ruiz
SINOPSE: Todos os dias em sua casa, Leo brinca de "vaqueiros e índios". Hoje, com apenas cinco anos, ele aprendeu um novo jogo.
Arábia
Brasil.
Diretores: Affonso Uchoa e João Dumans
SINOPSE: Em uma antiga fábrica de alumínio em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem acaba encontrando o diário de um trabalhador que sofreu um acidente. Com a história, o filme apresenta um panorama das condições de vida desses trabalhadores marginalizados.
O longa foi ganhador do Festival de Brasília e foi selecionado para festivais importantes como Rotterdam, IndieLisboa, San Sebastián, dentre outros.
Baunilha (curta)
Brasil.
Diretor: Leo Tabosa
SINOPSE: Olhe a sua volta. Tudo que você vê e toca pode ter o gosto de Baunilha.
O curta trata de um tema tabu, o BDSM, “Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo". O filme faz parte de uma trilogia relacionada com os desejos. Participou de importantes festivais como o 50º Festival de Brasília.
Limpam com Fogo
Brasil.
Diretores: Conrado Ferrato, Rafael Crespo e César Vieira
SINOPSE: Documentário sobre os incêndios em favelas na cidade de São Paulo e sua relação com a especulação imobiliária. São apresentados depoimentos de moradores atingidos, lideranças comunitárias e de especialistas e autoridades envolvidos no assunto.
O filme participou de importantes festivais como o Festival do Rio.
Diamante, o Bailarina (curta)
Brasil.
Diretor: Pedro Jorge
SINOPSE: Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha.
Diamante é um boxeador gay que se destaca por seu domínio corporal e sua rapidez com o jogo de pernas. À noite, ele se apresenta como drag queen em uma boate. Preconceituoso, seu técnico Cezão o tira de um importante campeonato de boxe. Mas Diamante quer ser campeão.
O filme participou de importantes festivais como Bogotá, Tiradentes e Cine PE e ganhou muitos prêmios.
Os Príncipes
Brasil.
Estréia
Mundial
Diretor: Luiz Rosemberg Filho
SINOPSE: Estréia mundial do novo longa metragem do mestre Luiz Rosemberg Filho, cujo pano de fundo é o universo sombrio da prostituição e cafetinagem. Apesar de atual, o roteiro foi escrito a máquina, ainda nos anos 80. Em entrevista a Revista Moviola, o cineasta Luiz Rosemberg Filho afirma que "nos Príncipes, o reino é o da banalidade dos encontros sem beleza alguma. Reconheço uma certa falta de escrúpulos por parte de quase todos. Mas não é assim a ordem política que se vive hoje no país? País solar onde o deboche político necessita do horror como plataforma cintilante de negação da poesia e da beleza."
O que resta de Ti (curta)
França. (Título Original: Ce Qu’il Reste de Toi)
Diretor: Kevin Dresse
SINOPSE: Dois amantes, surpreendidos pelo destino. Michel e Sophie são dois amantes. Eles não se atrevem a pensar sobre o futuro ainda. E então o destino os surpreende. Como terminar, o que acabara de começar?
Netuno (curta)
Brasil.
Diretor: Daniel Nolasco
SINOPSE: O vento seco e a baixa umidade do ar ressecam a pele dos moradores de Catalão. Às quartas-feiras, Sandro nada na única piscina da cidade. Foi à beira dessa piscina que conheceu Maicon.
Espécime 53 (curta)
Brasil.
Diretor: Leonardo Prioli
SINOPSE: Um pesquisador vive isolado em seu complexo de pesquisa, completamente obcecado pelo seu trabalho que se resume em realizar estranhas experiências com seres humanos. O surgimento de um visitante grotesco inesperado assombrará os dias do cientista arrastando-o para o fundo de um turbilhão de paranoias e tirando-lhe qualquer traço de sanidade. Ao longo da trama descobriremos que as experiências tem como intuito transformar seres humanos em canibais agressivos. O que, claro, acabará tendo papel central na conclusão da trama que envolve criador, criaturas e algum sangue.
Boi de Lágrimas
Brasil. Versão não definitiva.
Diretor: Frederico Machado
Produção
Maranhense
Exibição
Especial
Entrada
Gratuita
SINOPSE: Um filme político sobre o horror e a solidão. Essa será uma primeira exibição do filme, ainda não finalizado.
* Cine Transgressor é uma sessão especial que apresenta destaques da produção recente de curtas nacionais com temáticas variadas: universo BDSM, universo LGBT e cyberpunk. Filmes de realizadores que não tiveram receio de ousar. Imperdível!
Netuno + Baunilha + Diamante, o Bailarina + Espécime 53